PESQUISADORES da Universidade Agrícola de Wageningen, na Holanda, informam que beber café não-filtrado aumenta a taxa de colesterol.
O ponto em questão é "não-filtrado". Por quê? Research Reports, um boletim da Organização Holandesa para Pesquisas Científicas, relata que os grãos de café contêm uma substância chamada cafestol, que aumenta o colesterol. Quando se despeja água quente diretamente no pó de café, o cafestol se desprende dele. Acontece o mesmo quando o café bem moído — por exemplo, o café turco — é fervido várias vezes, ou quando se usa um filtro de metal, como no caso da cafeteira de êmbulo. Sem o filtro de papel, o cafestol acaba indo para a infusão.
Uma xícara de café não-filtrado, que talvez contenha 4 miligramas de cafestol, pode aumentar as taxas de colesterol em cerca de 1%. O expresso também possui cafestol, visto que é feito sem o filtro de papel. Porém, o efeito é menor se você tomar uma xicrinha. Menos expresso, menos cafestol — talvez um ou dois miligramas por xícara. Research Reports alerta, no entanto, que cinco xícaras pequenas de expresso por dia podem aumentar o colesterol em 2%.
Resumindo: o café feito com filtro de papel não tem cafestol.

0 comentários: