A MAIORIA de nós acha que as moscas só servem para incomodar ou então que constituem uma grave ameaça para a sociedade. Mas os biólogos estão descobrindo que as moscas, por mais incômodas que sejam, têm a sua utilidade.
Muitas espécies de mosca passam grande parte do dia visitando flores, que oferecem comida pronta em forma de néctar e pólen para os seus clientes-insetos. Algumas moscas, que conseguem o feito nada insignificante de extrair os nutrientes do pólen, dependem desse alimento de alto teor energético para produzir seus ovos.
Ao visitar uma flor após outra, as moscas inevitavelmente ficam com grãos pegajosos de pólen grudados nelas. Uma mosca que foi cuidadosamente examinada por biólogos tinha 1.200 grãos de pólen grudados nela! Ao passo que mais pesquisas foram feitas a respeito do papel das moscas na polinização, os cientistas descobriram que algumas flores dependem delas para a sua sobrevivência.
A revista Natural History descreve uma série de experiências conduzidas no Colorado, América do Norte: moscas comuns da família Muscidae, que lembram as moscas domésticas, foram polvilhadas com cores vivas para que pudessem ser rastreadas facilmente. Após monitorar sua atividade diária, os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que no caso de algumas flores silvestres, as moscas eram agentes polinizadores mais importantes do que as abelhas, tendo um campo de atuação muito maior.
Qual é a importância do trabalho das moscas? Algumas flores foram cobertas com uma rede para que não ficassem expostas às moscas. Estas flores simplesmente não produziram sementes — em nítido contraste com as outras em volta que produziram bastante e que haviam sido polinizadas pelas moscas. Embora algumas flores fossem principalmente polinizadas pelas abelhas, no caso de outras espécies, como o linho-silvestre e o gerânio-silvestre, a determinadas altitudes as moscas realizaram mais de 90% do trabalho.
Qual foi a conclusão de Carol Kearns e David Inouye, dois dos pesquisadores? "No caso de muitas flores silvestres nas montanhas Rochosas do Colorado, as moscas ganham das abelhas, borboletas e beija-flores . . . Sem esses insetos, que a maioria das pessoas considera um tanto repulsivos, muitas flores silvestres, que tornam a visita às pradarias dos Alpes tão agradável, não seriam polinizadas." Sem sombra de dúvida, as moscas têm a sua utilidade!

0 comentários: