Foi assim que o astronauta Edgar Mitchell descreveu a Terra em contraste com a escuridão do espaço.

Depois de estudar as maravilhas deste planeta, nós também temos motivos para aplaudir. Existem muitos ecossistemas intricados que tornam possível o desenvolvimento da vida na Terra. Em um dos sistemas mais conhecidos, a vegetação usa a luz solar, o dióxido de carbono do ar e a água para produzir alimento. Esse processo resulta na liberação de oxigênio na atmosfera — algo vital para a nossa existência.
Mas para que continuasse a haver equilíbrio na ecologia da Terra, o homem precisava ter a atitude correta. De fato, ele precisava amar seu lar terrestre. Ele tinha de querer mantê-lo bonito. Mas, visto que o homem foi dotado de livre-arbítrio, havia a possibilidade de ele preferir explorar a Terra em vez de cuidar bem dela. E é exatamente isso o que ele tem feito. Os resultados da negligência e da ganância do homem têm sido devastadores.
Vejamos apenas alguns dos problemas:
1) O desmatamento está afetando a capacidade da Terra de absorver o dióxido de carbono, que, por sua vez, pode contribuir para padrões climáticos mais extremos. 2) O uso excessivo de pesticidas está destruindo populações de insetos que realizam funções ecológicas vitais, incluindo a polinização das lavouras.
3) A pesca excessiva e a poluição dos mares e rios estão diminuindo muito a população de peixes.
4) O uso ganancioso dos recursos naturais da Terra deixa pouca coisa para as gerações futuras e supostamente acelera o aquecimento global. Alguns ambientalistas apontam para o encolhimento das geleiras e o desprendimento de icebergs no Ártico e na Antártida como evidência do aquecimento global.

Diante do aumento dos desastres naturais, alguns talvez digam que a Terra está contra-atacando, resultando em desgraça para o homem. O homem, por assim dizer, é um inquilino que não precisa pagar aluguel. No entanto, os eventos atuais no mundo mostram que muitas pessoas não desejam preservar este lindo lar terrestre. Pelo contrário, o homem está ocupado com seus próprios desejos e atividades egoístas. De fato, ele tem mostrado ser um péssimo inquilino.

3 comentários:

Penélope disse...

Éh! Uma grande tragédia que abalou o Universo todo...
Mas a VIDA segue e nós temos que seguir com ela.
Um abraço

audiencia da tv disse...

ola parabens pelo blog muito bom de ver de ler adorei mesmo e ja passei a ser seu seguidor e se quiser me seguir eu agradeço
abraços e sucesoss na vida!!!
http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/

Unknown disse...

Olá parceiro, tudo bem? Seja bem vindo ao blog Diário Fã Clube Danielle França. Espero que os posts estejam sendo de fácil acesso, afinal a página que você está seguindo é a chamada HOME do blog e contém um resumo do que foi postado. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários. Danielle e eu agradecemos a presença. Devido ao tempo corrido de gravações dela no SBT e agora também teatro, Danielle não posta diariamente, mas sempre que dá, ela coloca algo também. Já estou seguindo seu blog.

Abraço!!!