Poucos de nós podem escapar das pressões do dia-a-dia e isso pode resultar em frustração e numa atitude pessimista. No entanto, estudos recentes indicam que, apesar das dificuldades, vale a pena desenvolver um ponto de vista otimista.
O otimismo é definido como "disposição para ver as coisas pelo lado bom; tendência de esperar sempre uma solução favorável". Como uma pessoa otimista se sente quando enfrenta uma situação desfavorável? Ela não encara a derrota como algo permanente. Isso não quer dizer que negue a realidade. Em vez disso, a pessoa otimista aceita e analisa a situação. Daí, de acordo com as circunstâncias, toma a ação necessária para mudar ou melhorar as coisas.
Por outro lado, a pessoa pessimista muitas vezes culpa a si mesma pela adversidade. Ela encara a dificuldade como permanente, achando que é resultado de sua própria estupidez, incompetência ou má aparência. Por causa disso, acha que está fadada ao fracasso.
Será que o otimismo afeta nosso bem-estar e nossa saúde? Sim. Num estudo de 30 anos, com mais de 800 pacientes, feito pela Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, EUA, cientistas constataram que as pessoas otimistas tinham saúde melhor e sua vida durava significativamente mais. Os pesquisadores também observaram que os otimistas lidavam melhor com o estresse e tinham menor probabilidade de ter depressão.
Mas não é nada fácil manter uma atitude otimista num mundo onde os problemas parecem se multiplicar. Não é de admirar que muitos achem difícil ter um ponto de vista positivo. O que pode ser feito para lidar com esse problema? Logo abaixo, há algumas sugestões que podem ajudá-lo.
Embora uma atitude positiva não resolva tudo, pode contribuir para uma vida mais saudável e gratificante. Algumas sugestões para ajudá-lo a ser mais otimista:
▪ Quando achar que não vai gostar de algo ou que vai falhar num projeto, rejeite essa idéia. Concentre-se nos pontos positivos.
▪ Tente encontrar prazer no trabalho. Seja qual for o seu serviço, concentre-se nos aspectos que acha gratificante.
▪ Procure amigos que encaram a vida de forma positiva.
▪ Lide com as situações que podem ser controladas e tente aceitar as que não podem.
▪ Todos os dias, anote três coisas boas que aconteceram com você.

1 comentários:

Doroni Hilgenberg disse...

Curioso,

É isso ai...
O otimista tira flores da pedra, já o pessimista só tira ervas
daninhas.
É tanta diferença como a luz e a escuridão e no entanto faz parte
do ser humano.