"Depois de quase todo desastre natural", avisa a FEMA (Agência Federal Norte-Americana Para Controle de Emergências), "as equipes de resgate encontram vítimas que poderiam ter sobrevivido caso soubessem se deviam ficar no carro ou sair dele". Uma decisão errada pode custar-lhe a vida. Sabe o que fazer em caso de desastre natural? Responda o questionário a seguir, e daí compare suas respostas com as dadas abaixo.
1. TERREMOTO
□ Fico no carro
□ Saio do carro
2. CICLONE
□ Fico no carro
□ Saio do carro
3. NEVASCA
□ Fico no carro
□ Saio do carro
4. ENCHENTE
□ Fico no carro
□ Saio do carro
RESPOSTAS:
1. Terremoto: FIQUE NO CARRO.
Embora a suspensão do carro o faça sacudir violentamente, provavelmente estará mais seguro dentro dele — desde que não esteja perto de prédios, viadutos ou rede elétrica.
2. Ciclone: SAIA DO CARRO.
O carro provavelmente é o lugar mais perigoso de se estar, num tornado. Mas e se não houver abrigos seguros por perto? A FEMA diz: "Deite-se de bruços numa vala ou em outra depressão no chão, com os braços sobre a cabeça."
3. Nevasca: FIQUE NO CARRO.
A menos que veja um abrigo seguro a uma distância razoável, é melhor esperar por resgate. Pode-se ligar o motor por breves períodos para aquecer o carro, mas mantenha a janela um pouquinho aberta para evitar envenenamento por monóxido de carbono. Deixe uma luz acesa dentro do carro como sinal para a equipe de resgate.
4. Enchente: SAIA DO CARRO.
"Se o carro morrer numa enchente", avisa a FEMA, "saia ligeiro e vá para um lugar mais alto. A água talvez ainda esteja subindo, e o carro pode ser arrastado a qualquer momento". Não se arrisque. A água pode ser mais funda do que parece, e o nível pode subir rapidamente.
A FEMA aconselha guardar essas informações no porta-luvas do carro. E recomenda que em todas as situações, "a regra mais importante é: não entre em pânico!"

0 comentários: