A MÁ reputação de sapos e rãs já vem de longa data. "Eles provocam verrugas." "As bruxas têm o poder de transformar pessoas em sapos." Quem já não ouviu o conto em que o sapo horroroso se transforma num belo príncipe ao ser beijado por uma princesa? Desde que Caco, o sapo do programa infantil "Vila Sésamo" e do "The Muppet Show", se tornou popular na TV, sapos e rãs ganharam a simpatia do grande público. Qual é a verdade a respeito de sapos e rãs? Qual é a diferença entre eles?
Coloquemos tudo em pratos limpos — o que causa verrugas são os vírus, não os sapos. E contos são o que a própria palavra já diz — ficção e mito. E embora bruxas de fato existam, elas não têm o poder de transformar uma pessoa num sapo.
Rãs e sapos são encontrados na maior parte do mundo, mas não existem rãs na Antártida, nem sapos no Ártico. Existem cerca de 3.800 espécies de rãs e sapos, 300 das quais são sapos. Então, de que modo se diferencia um do outro? A The World Book Encyclopedia responde: "A maioria dos sapos propriamente ditos tem o corpo mais largo e mais achatado do que as rãs-verdadeiras, tendo pele mais escura e mais seca. Os sapos geralmente têm a pele verrugosa, mas as rãs-verdadeiras têm pele lisa. Diferentemente da maioria das rãs-verdadeiras, os sapos costumam viver em terra seca. Os sapos adultos vão para a água apenas para procriar." As rãs geralmente vivem perto da água, prontas para saltar nela quando você se aproxima. A maioria das rãs são dotadas de dentes apenas nos maxilares superiores. Os sapos são desdentados. Assim, ambos engolem a presa por inteiro.
Muitas rãs e sapos produzem venenos potentes. A venenosa rã Dendrobates pumilio, de cor avermelhada, que vive na Costa Rica, é um exemplo. Alguns venenos de rã podem matar facilmente uma pessoa. O livro Biology afirma: "As tribos nativas dos trópicos costumam envenenar as pontas das flechas esfregando-as nestas rãs."

1 comentários:

Unknown disse...

a diferença é que o sapo pula e rã caminha... entendeu?!?

hehehe