Em anos recentes, a Secretaria de Serviços de Saúde da Califórnia tem promovido uma enérgica campanha educativa contra o fumo. A mensagem é curta e direta, e aparece em cartazes por todo o estado. Quais são algumas das mensagens? "Fumantes são viciados. As fábricas de cigarro são traficantes. Fumar é malcheiroso e repulsivo." "O fumar passivo matará 50.000 não-fumantes este ano. Fumar é malcheiroso e repulsivo." Outro diz, debaixo do símbolo de um maço de cigarrros: "Compre agora. Pague depois." Com a sua vida, evidentemente. Um cartaz em espanhol diz: "Me muero por fumar." É um jogo de palavras que pode significar "morro de vontade de fumar" ou, "estou morrendo porque fumo". A foto de um rosto metade caveira e outra metade normal esclarece a idéia.
Outro recurso usado em alguns países para dissuadir as pessoas de usar tabaco e nicotina é uma marca de cigarros chamada "Morte". O maço preto traz o símbolo de uma caveira e ossos cruzados, com a mensagem: "Os cigarros viciam e debilitam. Se não fuma, não comece. Se fuma, pare."
Se os outros truques do tratamento de choque por meio de cartazes influem nos que já fumam é difícil dizer. Nos últimos seis anos, porém, "o tabagismo na Califórnia caiu 27%, cerca de três vezes mais do que a média nacional". (The Washington Post National Weekly Edition) A campanha de cartazes pode afastar até mesmo prospectivos fumantes desse hábito perigoso.

0 comentários: