TODO ano, desperdiça-se cerca de um bilhão de dólares em energia nos Estados Unidos, o suficiente para suprir uma cidade do tamanho de Chicago. Como? Quando se deixam em standby (espera) aparelhos como computadores, máquinas de fax, videocassetes, televisores, toca-discos a laser e até cafeteiras. Isso é feito para que os relógios desses aparelhos funcionem, para manter a memória e para mostrar seus ajustes, ou simplesmente para estarem prontos para uso imediato.
Estima-se que na Grã-Bretanha a energia consumida anualmente por esses aparelhos ociosos gere meio milhão de toneladas de gases de efeito estufa, devido ao trabalho de usinas termelétricas. Esses gases lançados na atmosfera talvez estejam contribuindo para o aquecimento global. "Embora a ecologia esteja na moda entre os consumidores jovens, poucos percebem a ligação entre geração de eletricidade e o aquecimento do planeta", diz o jornal londrino The Times.
Poucos sabem que muitos aparelhos elétricos consomem quase tanta energia quando deixados em standby como quando estão em pleno funcionamento. Um sistema de TV por satélite, por exemplo, talvez use 15 watts durante o funcionamento e só 1 watt menos em standby. Um dos problemas são os aparelhos mal projetados. Um toca-discos a laser testado usava 28 watts em standby, mas outro modelo com recursos similares usava apenas 2 watts. Foi projetado agora um novo chip de computador que, segundo se afirma, pode diminuir o consumo durante o standby de 10 para 1 watt ou para apenas 0,1 watt. Espera-se que, na contínua luta contra a poluição, os fabricantes em todo o mundo passem com o tempo a usar esse chip — que custa 2,50 dólares — como componente padrão. Enquanto isso, o que se pode fazer?
O ministro britânico do meio ambiente comentou: "A quantidade de eletricidade que cada aparelho gasta pode parecer bem pequena. Mas visto que há 60 milhões de pessoas nestas ilhas [da Grã-Bretanha], o total acaba sendo bem grande." É óbvio que alguns eletrodomésticos, como refrigeradores, não podem ser desligados. Mas é bom se habituar a apagar as luzes que não estão sendo usadas e a desligar outros aparelhos em vez de deixá-los em standby. Isso não só vai ajudá-lo a poupar dinheiro, mas você estará cooperando também para diminuir a poluição do nosso planeta

0 comentários: