A TELEVISÃO tanto pode servir de entretenimento como instruir. Mas o Professor Moshe Aronson, da Universidade de Tel-Aviv, adverte que ver TV em excesso pode prejudicar a saúde. Por quê?
Aronson afirma que ocorre um acúmulo de tensão no telespectador passivo, a qual não pode ser aliviada enquanto ele está sentado em frente ao televisor. Isto produz hormônios de estresse que em altos níveis podem danificar as células nervosas no hipocampo — uma região do cérebro que é crucial para a memória. Embora admita que sejam necessários estudos adicionais, Aronson suspeita que esta deterioração possa contribuir para a demência, talvez até mesmo tornando a pessoa mais suscetível ao mal de Alzheimer mais tarde na vida. De qualquer forma, a revista New Scientist chama o ver TV em excesso de uma "agressão eletrônica ao cérebro".
Em contraste com ver TV, ler estimula a imaginação e a faculdade de raciocínio — o que de forma alguma é uma atividade passiva! Ao passo que para o telespectador cada imagem e som já vem interpretado, o leitor cria seu próprio cenário e efeitos sonoros. Este uso da criatividade impede a estagnação mental, beneficiando a saúde. Em vista disso, não seria uma decisão inteligente limitar o tempo que você passa em frente ao televisor?

0 comentários: