NO MUNDO dos insetos, cada dia apresenta dois problemas cruciais: como achar o suficiente para comer e como evitar ser comido. Os insetos são uma iguaria tentadora para pássaros, rãs e lagartos. A sobrevivência de muitos insetos depende de se camuflarem, confundindo-se com o cenário.
Para conseguir esse ato de ilusionismo, muitas espécies de insetos têm uma camuflagem notável. A eficácia da camuflagem vai muito além de qualquer disfarce que a criatividade humana já inventou. Veja três exemplos incríveis.
● Borboletas do gênero Kallima. É praticamente impossível distinguir a face inferior marrom de suas asas de uma folha morta. Seu desenho inclui coloração, nervuras e talo da folha. A camuflagem é tão eficaz que as borboletas podem pousar na folhagem verde e mesmo assim parecer exatamente iguais a uma folha morta que caiu.
● Gafanhotos-verdes ou esperanças. Muitos gafanhotos sobrevivem, não por imitar folhas mortas, mas por imitar folhas verdes. "Essa semelhança não é só na forma e cor: também se estende ao padrão de nervuras e manchas causadas por fungos", explica certo livro. Se olhar de perto a foto ao lado, verá pequenos pontos, ou manchas, na asa do inseto que dão ainda mais realismo ao seu disfarce.
● Membracídeos. Esses pequenos insetos sempre passam despercebidos. E é aí que está a chave para sua sobrevivência — eles se confundem com o cenário imitando uma fileira de espinhos. Nesse caso, cada inseto se assemelha a um espinho e, quando estão enfileirados, fazem parecer que o galho está cheio de espinhos. Só uma olhada de perto revelará que os "espinhos" são nada mais, nada menos, do que os pequenos membracídeos.
A variedade das camuflagens dos insetos é quase tão notável quanto sua perfeição. Uma lagarta da Costa Rica é idêntica a fezes de pássaro, enquanto o bicho-pau é tão parecido a gravetos que ao vê-lo você acha que são mesmo gravetos! Há um gafanhoto sul-africano que se parece muito com uma pedra, e um inseto em Israel que imita perfeitamente a planta florífera da qual se alimenta.
Seja qual for o tipo de camuflagem, ela protege o inseto e nos dá um vislumbre da espantosa variedade da criação.

0 comentários: