13 de mar. de 2009

Preserve sua audição!

RECENTE pesquisa entre 400 jovens na França revelou que 1 em cada 5 deles sofre de perda auditiva, ao passo que num estudo similar feito na década anterior, a proporção era de apenas 1 em cada 10. Alarmada com o aumento dramático de perda auditiva em jovens, o ano passado a Assembléia Nacional da França decidiu por voto limitar o nível de som dos aparelhos de walkman para 100 decibéis.
O volume alto dos fones de ouvido dos walkman leva grande parte da culpa pela perda auditiva. O cirurgião de ouvido Jean-Pierre Cave diz que volumes superiores a 100 decibéis podem resultar em dano permanente após algumas horas. Apenas alguns minutos são suficientes para que o dano ocorra quando o volume é superior a 115 decibéis. A FNAC, a principal revendedora de equipamentos eletrônicos da França, diz que a maioria dos walkman produz mais de 100 decibéis. Alguns equipamentos estéreos podem produzir 126 decibéis, o que representa uma potência 400 vezes superior a 100 decibéis!
Os concertos de rock podem estar prejudicando um número ainda maior de jovens do que os walkman, segundo o especialista em audição francês Christian Meyer-Bisch. De fato, os que freqüentam concertos de rock apresentaram significativa perda auditiva comparados com jovens saudáveis de 18 anos. Não é de admirar que Jean-François Mattei, deputado da Assembléia Nacional da França, tenha avisado: "Estamos produzindo uma geração de surdos."

0 comentários: