11 de mar. de 2009

Mitos comuns sobre as serpentes

Atraída pelo odor dos jasmins nos cabelos da menina, a naja deslizou em sua direção. Seu longo corpo pegajoso ondeava como as ondas do mar. Paralizada pelo olhar hipnótico da naja, a menina viu na cabeça da serpente um brilho semelhante ao de uma jóia cintilante. Subitamente, a naja se lançou no ar e enterrou as presas no braço da menina.
VERDADE ou mito? O quadro inteiro descrito acima é falso, pois baseia-se em crenças populares errôneas. Saiba quais são alguns desses mitos:
1. O jasmim, o sândalo e outros odores atraem as serpentes. FALSO. O odor atrai insetos, os insetos atraem sapos, e os sapos, parte da alimentação das serpentes, atraem as serpentes.
2. As serpentes se locomovem ondeando o corpo verticalmente. FALSO. Tem-se essa impressão quando as serpentes se locomovem por cima de pedras grandes. Normalmente, as najas e outras serpentes terrestres se movem na horizontal, em linha reta. Elas esticam a parte dianteira do corpo para frente e puxam a parte de trás ou, com a ajuda de saliências no chão, impulsionam-se para os lados e para a frente, parecendo um "S".
3. Algumas serpentes têm uma pedra preciosa na cabeça. FALSO. Trata-se de um mito, tal como a crença de que os grandes homens da Índia antiga eram protegidos por najas.
4. As najas hipnotizam suas vítimas. FALSO. Quando elas olham fixo, em geral é porque estão com medo; por isso as pessoas que se deparam com uma serpente têm a impressão de que o olhar fixo é hipnótico. No entanto, isso não é um método usado para capturar presas.
5. As najas lançam-se sobre as presas. FALSO. Ao atacar a presa, a naja projeta a parte dianteira do corpo para a frente, mas a maior parte do corpo permanece no chão, para lhe dar sustentação. Quando muito, ela ergue um terço do corpo na hora do bote.
6. A pele das serpentes, inclusive a da naja, é pegajosa e sempre fria. FALSO. A pele das serpentes, coberta de escamas sobrepostas, é seca e sua textura lembra um couro macio. As serpentes são animais de sangue frio; a temperatura de seu corpo acompanha as variações da temperatura ambiente.
7. As najas são surdas. FALSO. Uma crença errônea de muitos, que acham que elas só podem ouvir através das vibrações do chão sentidas no seu corpo. Pesquisas recentes revelaram que a naja ouve sons transportados pelo ar e pode reagir à música do encantador de serpentes.

0 comentários: