9 de mar. de 2009

Já viu um peixe caminhando?

INCRÍVEL! Da beira dum manguezal poças de lama que pareciam vazias, não estavam. Uma trupe de acrobatas muito incomuns estava dando um espetáculo. Por que incomuns? Cada acrobata não tinha mais de 15 centímetros de comprimento. Eram peixes.
Aparentemente, peixes que caminham e pulam parecem algo tão improvável quanto elefantes voadores. Mas era exatamente isso o que estava acontecendo. Como é que um peixe consegue caminhar, escalar troncos, pular e até mesmo respirar fora d’água?
Esses peixes são chamados de saltadores-do-lodo. Entre suas características incomuns estão os olhos, que saltam da cabeça, mas podem se retrair. Outra, são suas nadadeiras peitorais, que eles usam para dar impulso na lama, mais ou menos como um humano pode usar muletas para se movimentar. Mas como os saltadores-do-lodo pulam? Esses peixes incomuns podem se projetar para a frente com a cauda, saltando até 60 centímetros de distância. São também ótimos engenheiros civis: usam as nadadeiras como pás para construir tocas na lama.
Os saltadores-do-lodo têm um tanque de oxigênio embutido: a boca e as câmaras branquiais, que são mantidas cheias de água quando os peixes estão "mergulhando" em terra firme. Quando o oxigênio do seu "tanque" acaba, eles correm para uma poça de lama para reabastecê-lo.
Se você algum dia for ver as poças de lama da África ou da Ásia, e se conseguir agüentar os mosquitos e o sol tropical, que tal tentar dar uma olhada nos saltadores-do-lodo? Daí, você poderá dizer que viu um peixe caminhando!

0 comentários: