5 de mar. de 2009

Água é saúde

"A SEDE não é um bom indicativo para saber quanta água seu organismo precisa", alerta a revista Health. Saiba que tomar bastante água é essencial para o seu bem-estar físico e emocional, e até para a sua aparência. O organismo perde água continuamente através do suor, das lágrimas e da urina, bem como através da respiração. O fluido assim perdido precisa ser substituído. Mas quanta água é necessário tomar? Muitas autoridades recomendam beber pelo menos oito copos de água — dois litros — por dia.
Por quê? A explicação é que a água é vital para transportar nutrientes dentro do organismo e para remover resíduos. É necessária para regular a temperatura e para lubrificar as articulações. "Até mesmo uma deficiência mínima de água pode produzir uma sensação de cansaço . . . ou de mal-estar", diz Health. "A desidratação é uma das causas comumente despercebidas da fadiga." A revista recomenda: "Não se engane pensando que bebidas como café, chá, refrigerantes cafeinados ou álcool substituem a água; eles na verdade contribuem para a desidratação." A cafeína e o álcool agem como diuréticos e fazem o organismo perder água.
Não se esqueça também de que "a água ajuda a manter a maciez e a elasticidade da pele". Hidratantes ajudam, mas eles na realidade não hidratam a pele; apenas atuam como uma camada protetora que ajuda a reter a umidade da pele. E reter a umidade se torna mais importante com a idade, visto que a pele vai perdendo a capacidade de reter água à medida que envelhecemos.
Infelizmente, em grande parte do mundo é preciso muito esforço para conseguir suficiente água limpa e pura. Mas o esforço vale a pena. Assim, não deixe de tomar bastante água — uma maneira simples de melhorar a saúde e a aparência!

0 comentários: