A PIPOCA não é nenhum "alimento sem valor nutritivo". É um nutritivo lanche de grão integral.
O grão é praticamente todo ele composto de amido, mas dentro dele há diminuta quantidade de umidade que se transforma em vapor quando aquecido, e explode numa bolinha branca fofa, cheirosa de tamanho 30 a 40 vezes maior do que o original. Ao mesmo tempo, aquele aroma quentinho, atraente, enche o aposento.
Foram os índios que introduziram a pipoca entre os primitivos colonizadores americanos. Atualmente, é popular nos cinemas, nos parques esportivos, nos zoológicos, no circo e em toda sorte de eventos esportivos. Nos Estados Unidos, porém, cerca de 85 por cento da pipoca consumida é preparada em casa.
Fazer estourar os grãozinhos arredondados é tão simples que as crianças se deleitam em fazê-lo. Pode-se estourá-los numa peneira metálica sobre a chama, numa casarola, numa frigideira automática, num forno de campo, ou numa pipoqueira mais requintada, elétrica.
Cuidado para não colocar grãos demais na pipoqueira! Cerca de meia xícara de grãos junto com três colherinhas de chá de óleo (a manteiga os torrará) basta para encher uma pipoqueira comum.
Um bom modo de testar uma panela é colocar primeiro o óleo e um único grão. Quando estourar, saberá que o óleo já está aquecido no ponto. Adicione o resto do milho e cubra. Tenha cuidado de não tostá-lo demais. E certifique-se de que o vapor possa sair, ou, de outra forma, isso deixará duro e encharcado o milho estourado. O sal, adicionado antes de o milho estourar, tende a endurecê-lo também. Caso não use uma pipoqueira elétrica, sacuda a panela constantemente para assegurar-se de que todo grão seja aquecido por igual, e nenhum tenha oportunidade de fugir para o lado.
Caso o milho de pipoca que compre venha num jarro de vidro ou outro recipiente vedado, é bom manter o recipiente bem fechado para preservar justamente o grau de umidade do milho. Não o coloque no refrigerador, mas o conserve na temperatura do ambiente. Se seu teor de umidade for reduzido, por já ser velho, ou não tiver sido bem vedado, então coloque-o num pano de algodãozinho, enfie-o na água, escoe e deixe-o pendurado num porão frio pelo menos por 24 horas, antes de estourá-lo.
É difícil melhorar o milho recém-estourado, quentinho e cheiroso. Mas, se tiver mau aspecto, talvez possa servi-lo em tantas combinações que o tornem um confeito. Quem é que consegue resistir a pipocas carameladas ou a pipoca-doce (com mel ou melado)? Há receitas para se confeccionar barras de nougat de pasta de amendoim, barras de chocolate e menta de pipoca, até mesmo tortas de pipoca. Ou, se preferir, é fácil adicionar à pipoca amanteigada uma pitada de sal com alho e cebola, e queijo ralado tipo Cheddar, derretido e mexido levemente para se criar um lanche de dar água na boca!
Isto é muito diferente da simples tigela de pipoca levemente amanteigada com que começamos. Mas, não importa como a sirva, uma grande tigela de pipoca pode ser um lanche cheiroso, que sacia a fome.

0 comentários: