DONA Girafa é o animal mais alto da Terra! Seu sistema circulatório é uma maravilha. Por quê? Porque o coração dela bombeia o sangue para o alto, por todo o seu longo pescoço, e isso exige muita pressão. Todavia, quando ela abaixa o pescoço, os vasos sanguíneos do cérebro e dos olhos não se rompem. "Por que a pressão alta não rompe tais vasos delicados, ou, pelo menos, força um vazamento deles?", indagava uma revista científica.
A resposta parece ser devida, em parte, a uma maravilhosa rede de finíssimos vasos sanguíneos que são apropriadamente chamados de "rede maravilhosa". O sangue das artérias do pescoço passa por esta "rede maravilhosa" antes de atingir o cérebro. Isto protege o cérebro de qualquer súbito insulto de sangue.
É fascinante observar estes animais graciosos baixar-se para beber água. Para que sua cabeça chegue à água, elas precisam primeiro abrir ou curvar suas pernas dianteiras. Se a girafa, enquanto se achar nessa posição esquisita, sentir que há algum perigo, ela pode rapidamente endireitar-se e erguer a cabeça. Tal medida deveria provocar tontura, devido ao súbito rebaixamento da pressão arterial. Todavia, em menos de dois segundos, Dona Girafa pode sair galopando. Um artigo na revista South African Journal of Science atribuía isto ao "fenômeno da regulação do fluxo sanguíneo na cabeça da girafa", e afirmava que era preciso haver mais pesquisa para se poder entendê-lo.
Outro fenômeno, que há muito tem deixado perplexos os cientistas, diz respeito às pernas da girafa. "Seria de esperar que o efeito da gravidade", declara a revista Scientific American, "tornasse tão alta a pressão sanguínea nas pernas que isso forçasse um vazamento de líquido dos vasos capilares". Mas não existe evidência alguma disto. As girafas não sofrem de veias varicosas e de edemas (inchação dos tecidos). Por que isto se dá?
Não faz muito tempo, uma equipe internacional de cientistas fez um novo exame da girafa, e descobriu mais pormenores a respeito de seu surpreendente design. Eles mediram suas artérias e descobriram que as que partiam do coração para as pernas aumentavam de diâmetro e na espessura das suas paredes. Isto, de acordo com a revista South African Panorama, impede o "acúmulo de sangue nos vasos, e as veias varicosas . . . nas pernas das girafas. Ademais, as paredes mais espessas das artérias, e a pele grossa e musculosa que reveste as pernas das girafas, ajudam-nas a suportar a pressão".
A África é o único continente em que as girafas ainda vivem no habitat selvagem. Se visitar um parque animal ali, talvez possa observar estes gigantes mansos a galopar graciosamente pelas pastagens, ou a mordiscar tranqüilamente as copas das árvores. Se fizer isto lembre-se do surpreendente sistema circulatório da Dona Girafa, sistema este que atinge 5,5 metros acima do solo. E se tiver o raro prazer de observar Dona Girafa baixar-se para tomar um gole d‘água, lembre-se de que o homem ainda tenta desvendar o segredo de como ela enfrenta extremas alterações gravitacionais.

Veja, aqui, outras boas imagens


Gostou? Então, Indique este Site!

0 comentários: