DESMATAMENTO tropical. O efeito estufa. Estas duas crises são muitas vezes mencionadas no mesmo fôlego. E isso com bons motivos: O primeiro ajuda a causar o último. A medida que a humanidade queima, passa com trator por cima e inunda amplas regiões das florestas para dar lugar a fazendas de criação de gado, estradas e hidroelétricas, as florestas liberam suas amplas reservas de carbono na atmosfera. O resultante dióxido de carbono é apenas um dos muitos gases que fazem a atmosfera reter o calor, aquecendo lentamente o globo.
Recentes informes das Nações Unidas revelam que ambas as crises podem ser piores do que antes se imaginava. Por exemplo, mais de 300 climatologistas, de todo o mundo, soaram um aviso, de que a temperatura média mundial subirá 2 graus nos próximos 35 anos, e 6 graus já no fim do próximo século, caso o homem não consiga inverter essa tendência.
Isto representaria a mudança mais dramática na temperatura média da Terra em dez mil anos, afirmam os cientistas. Ao passo que o efeito estufa tem sido matéria controversa entre os cientistas, o jornal The Washington Post comenta: "Os cientistas que redigiram o informe. . . disseram que ele representava um notável consenso entre centenas de cientistas geralmente discordantes."
O desmatamento já está colhendo seu tributo. A revista International Wildlife (Vida Silvestre Internacional) observa, por exemplo. que as florestas pluviais do mundo são o habitat de pelo menos 5 milhões, e, talvez, de até 30 milhões de espécies de plantas e de animais — "mais do que a soma de todos aqueles que vivem em todos os outros ecossistemas terrestres". Tais espécies estão virtualmente mergulhando na extinção. Alguns observadores de aves, nos climas setentrionais, começaram a notar que já escasseiam as aves de migração sazonal, provenientes das florestas tropicais.
Em Madagáscar, cerca de 80 por cento das espécies de plantas florescentes locais não podem ser achadas em nenhum outro lugar do planeta; uma delas, a vinca rosada, é a base de alguns dos fármacos mais cruciais de combate ao câncer, do mundo. Todavia, mais da metade das florestas de Madagáscar já sofreram degradação ou foram destruídas.

0 comentários: