17 de fev. de 2009

Hidrate o corpo

Todos os dias, em média, uns dois litros de água são eliminados através da pele, dos pulmões, dos intestinos e dos rins. Perdemos diariamente cerca de meio litro de líquido apenas pela expiração. Se essa água não for reposta, ficamos desidratados. Estes são alguns sintomas da desidratação: dor de cabeça, cansaço, dor muscular, urina escura, intolerância com o calor e secura na boca e nos olhos.
Assim sendo, quanta água devemos beber? O Dr. Howard Flaks, especialista em bariatria (obesidade), diz: "O mínimo para uma pessoa saudável é oito a dez copos de 250 ml por dia. É preciso mais ainda se você se exercita muito ou vive num clima quente. E pessoas com excesso de peso devem beber um copo a mais para cada 10 quilos acima de seu peso ideal." Contudo, alguns dizem agora que basta beber água quando você tiver sede; mas se estiver com muita sede, talvez já esteja um tanto desidratado.
Podem-se usar outras bebidas em vez de água? Embora os sucos de frutas ou de vegetais diluídos em água sejam aceitáveis, eles não são isentos de calorias. Além disso, os líquidos com muito açúcar ou leite aumentam a necessidade de água do organismo, pois a água é necessária para digeri-los. E as bebidas alcoólicas e as cafeinadas (como o café e o chá) são levemente diuréticas, tornando necessário beber mais água para substituir o que for expelido. Simplesmente não existe substituto para esse líquido precioso, a água. Assim, que tal beber um copo agora mesmo?

Gostou? Então, Indique este Site!

0 comentários: