A célula mais comum na corrente sanguínea é responsável pela cor vermelha do sangue e, por isso, é chamada de glóbulo vermelho. Apenas uma gota de sangue contém centenas de milhões dessas células. Com a ajuda de um microscópio, vê-se que elas são redondas e achatadas no meio. Cada uma delas contém centenas de milhões de moléculas de hemoglobina. Cada molécula, por sua vez, é uma bela estrutura esférica, composta de cerca de 10 mil átomos de hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de quatro átomos de ferro mais pesados que tornam possível que o sangue transporte o oxigênio. A hemoglobina facilita o transporte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões, de onde ele é exalado.
Outra parte vital dos glóbulos vermelhos é uma película chamada de membrana. Essa camada maravilhosa permite que as células se afinem para que consigam passar pelos minúsculos vasos sanguíneos e assim sustentar cada parte do corpo.
Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea. Depois que um novo glóbulo entra na corrente sanguínea, ele pode circular pelo coração e pelo corpo mais de 100 mil vezes. Diferentemente das outras células, os glóbulos vermelhos não têm núcleo. Isso faz com que tenham mais espaço para transportar oxigênio e os torna mais leves, o que ajuda o coração a bombear uma grande quantidade de glóbulos vermelhos por todo o corpo. No entanto, sem núcleo, eles não conseguem renovar as partes internas. Por isso, depois de cerca de 120 dias, os glóbulos vermelhos começam a se deteriorar e a perder a elasticidade. Enormes glóbulos brancos, chamados de fagócitos, consomem essas células velhas e lançam fora os átomos de ferro. Os poucos átomos de ferro se fixam nas moléculas transportadoras, que os levam para a medula óssea a fim de serem usados na produção de novos glóbulos vermelhos. A cada segundo, a medula óssea libera de dois a três milhões de novos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea.
Se os inúmeros glóbulos vermelhos que há em seu corpo parassem de funcionar de repente, você morreria em poucos minutos.

Gostou? Então, Indique este Site!

0 comentários: